Economia

Vendas recuaram 0,2% em fevereiro, o pior resultado para o mês em três anos, sinalizando que a retomada sofre com o desemprego alto

O varejo brasileiro encolheu 0,2% em fevereiro, movimento inesperado no pior desempenho para o mês em três anos, sinalizando que a reação da economia ainda é lenta, marcada  pelo mercado de trabalho fraco.

No mês anterior, as vendas do comércio haviam avançado 0,8%, mesma variação esperada para fevereiro pelos analistas ouvidos pela Reuters.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 1,3% nas vendas, também pior do que o avanço projetado pelos economistas de 3,5% e o mais fraco desde março de 2017 (-3,2%).

"O mercado de trabalho está por trás desse movimento lento e gradual de vendas. É menos gente consumindo", explicou a gerente da pesquisa no IBGE, Isabella Nunes, acrescentando que o consumo também foi afetado devido ao período de férias e de pagamentos de impostos.

"A recuperação está mais lenta e gradual desde o início do segundo semestre do ano passado. O varejo mantém trajetória de recuperação se olharmos para um período mais longo, mas perde ritmo na margem", completou.

Em fevereiro, o destaque negativo das vendas ficou exatamente para o setor de maior peso para o varejo. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo contraíram 0,6% em relação ao mês anterior.

Combustíveis e lubrificantes apresentaram o quarto resultado negativo seguido com queda nas vendas de 1,4% em fevereiro.

O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou perdas de 0,1% no mês.

Outros dados econômicos divulgados neste início de ano também mostraram maior fraqueza do que o esperado, o que tem afetado as projeções de crescimento para a economia como um todo.

Pesquisa Focus do Banco Central, que houve semanalmente uma centena de economistas, mostra que a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano é de 2,80%, sendo que mais no início do ano estava em 3%

Follow Us

Inscreva - se

Cadastre seu email para receber novidades.

People's Poll

O que achou do nosso novo website ?

CONTATO

O GRUPO

ANUNCIE

DIVULGUE

Rua: Francisco Luis de Souza Junior, 398

Água Branca, São Paulo

11 3641 7860 - 98260 9162

contato@mostradeideias.com.br

Nossas Redes

Search